domingo, 13 de junho de 2010

Artrópodes - Você sabia que...

...Os artrópodes contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins.

...A palavra crustáceo origina-se do latim, onde crusta significa carapaça dura.

...O menor crustáceo que há na natureza é a pulga da água, cujo tamanho é tão reduzido que ela mal pode ser visualizada a olho nu. O maior deles é um caranguejo, encontrado no Japão, ele possui pernas muito grandes e estas possibilitam que ele se movimente em grande velocidade.

...Os aracnídeos estão descritos em cerca de 65.000 espécies, organizadas em onze ordens, tais como: Scorpiones (escorpiões), Opiliones (opiliões), Araneae (aranhas), Acari (ácaros e carraças) e Pseudoscorpiones (pseudoescorpiões).

...As centopéias e as lacraias representam cerca de 3000 espécies descritas. A maior centopéia do mundo mede 26 centímetros. Têm o hábito de viver escondidas, não só de predadores, mas também para evitar a perda de água, portanto, possuem hábitos noturnos.

...Os efeitos da picada de uma lacraia não são graves, mas, em alguns casos, a dor pode durar até 24 horas. Se a pessoa picada for muito sensível, pode ter febre, calafrios e inflamação dos gânglios no local da picada.

...Entre os piolhos de cobra Existem cerca de 75.000 espécies descritas. Em algumas espécies os olhos podem estar ausentes. As antenas possuem pêlos táteis.


Fonte:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioartropodes.php

http://www.todabiologia.com/zoologia/crustaceos.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aracnideos/classe-aracnidea-9.php

http://www.infoescola.com/biologia/miriapodes-quilopodes-e-diplopodes/

http://amora.cap.ufrgs.br/2000/oficinas/artropodes/trabalho2/pag9.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário