segunda-feira, 7 de junho de 2010

Filo Arthropoda - parte 3 - Insetos


Insetos


Possuem 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa, ou nenhum, mesmo que seja mais comum. Possuem também 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e possuem olhos compostos, são olhos com diversas unidades hexagonais, conhecidas como omatídeos, responsáveis pela composição da imagem de objetos vistos pelos insetos.

Didaticamente, podemos distinguir três porções do tubo digestório: anterior, médio e posterior. As porções anterior e posterior são revestidas internamente por quitina. A porção anterior é responsável, principalmente, pelo tratamento mecânico dos alimentos, embora possa haver atuação de enzimas digestivas produzidas na porção média. É na porção média que acontece a digestão química, apartir de enzimas provenientes de suas paredes ou de pregueamentos formados nessa região. A porção anterior é responsável pela reabsorção de água e elaboração das fezes.

Na boca, desembocam duas glândulas salivares cuja secreção inicia o processo de digestão química. Destaca-se ainda, no tubo digestório, um papo de paredes finas, e uma moela de paredes grossas. No papo ocorre a ação de diversas enzimas digestivas e na moela se dá a trituração do alimento.
A seguir, o alimento é conduzido ao intestino, onde existem algumas projeções tubulares em fundo cego, os cecos. Nesses dois locais, a digestão química prossegue e ocorre a absorção do alimento digerido, que é enviado para o sangue.

A excreção se dá por túbulos, ou os "tubos de Malpighi", liberando, principalmente, ácido úrico.

A fecundação é interna, marcada por estágios larvais e metamorfose. Há algumas formas especiais de reprodução, como partenogênese, pedogênese e poliembrionia. Os metâmeros são desiguais em tamanho e, durante o desenvolvimento embrionário, alguns deles podem se fundir. Essa fusão acontece na formação da cabeça, resultando em uma peça de pequeno tamanho. Nela a boca é ventral e rodeada por pares de peças bucais de função mastigadora e outros apêndices articulados, modificados para apreensão do alimento, os chamados palpos maxilares.

A respiração é traqueal e o sistema nervoso, ganglionar, com cordão nervoso ventral. Exemplos: Borboletas, mosquitos, gafanhotos, etc.

A maior parte desses animais chegam a fase adulta através da metamorfose. E, no caso das borboletas por exemplo, passam por 4 fases, como ovos, larvas, crisálidas e, por fim, a forma conhecida por todos.

Apesar de muitos deles serem encontrados em plantas, não quer dizer que sejam praga, aliás, 98% dos insetos não se encaixam nesse padrão.

A maior parte dos insetos tem o sangue incolor (hemolinfa). A circulação pode ser aberta ou lacunar, e o coração bombeia a hemolinfa para a parte posterior do animal e atinge as lacunas, começando um processo lento de trocas de nutrientes por excretas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário